quinta-feira, 30 de julho de 2009

OFICINA 7 - LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA

Relatório Oficina 7 – TP4 – unidades 13 e 14
Data: l8/07/2009

LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA

“Tudo no mundo está dando respostas, o que demora é o tempo das perguntas”.
Saramago, escritor português.

A realização da oficina 7 teve início com o vídeo “Ler devia ser proibido” e complementou com o texto de Guiomar de Grammonn sobre o assunto.Em seguida apresentamos um slide sobre letramento”O que é letramento e alfabetização”-Magda Soares.”Letramento um tema em três gêneros”.Belo Horizonte:Autêntica,1998.(origem da palavra;o que é alfabeto,analfabeto,iletrado?Diferença entre indivíduo alfabetizado e indivíduo letrado),que abordou melhor sobre o assunto da unidade 13 e 14 da TP4.
Fizemos uma breve reflexão partindo do seguinte questionamento:
.Como você define letramento?Qual a relação que você estabelece entre letramento, alfabetização e escolaridade?
.Como, podemos relacionar letramento com as práticas de cultura local?
.Somos todos letrados nessa sala?Vivemos em um país letrado?
.Em sua sala de aula, que objetivos de leitura você trabalha preferencialmente e que material usa em cada caso?
.De que modo o conhecimento prévio interfere na atividade de leitura e escrita?
.O que consideraria uma leitura ativa?
.Você pratica letramento?Qual deve ser o papel do professor que trabalha na perspectiva do letramento?
.O que devemos fazer para que a leitura se torne um hábito para toda a vida ou, melhor ainda, uma paixão?
Discutimos e cada um expôs seus conhecimentos a respeito do assunto que serviu de pré-requisito para o tema em pauta. Prosseguimos com o relato do avançando na prática, onde cada cursista pôde manifestar as experiências que tiveram na aplicação da atividade. Começou por Antônia que relatou sobre o avançando da página 42, que traz como atividade as festas da região. Ela teve bastante respaldo sobre o assunto e o resultado foi positivo, devido o lugar onde a escola está inserida que é zona rural, porque é o meio onde o aluno vive e traz a cultura das festas regionais. Houve envolvimento de toda sala com interesse e grande aprendizado. Já a cursista Janine aplicou a atividade das páginas 97 a 99, que traz o poema de Drummond “Cidadezinha Qualquer”, ela partiu do assunto sobre o lugar onde eles vivem, e foi explorado tudo sobre o local com perguntas que os fizeram enxergar e valorizar sua cidade. Depois de toda apreciação, trabalhou o poema com questões pertinentes ao assunto, e o resultado foi além do esperado, pois os alunos perceberam que a cidade deles era mais desenvolvida que a referida no poema e com isso demonstraram grande valor e admiração ao lugar onde moram. Seguindo o relato Maria Goreth falou sobre o avançando da página 31, começou a atividade orientando os alunos sobre a importância da escrita e pediu que eles fizessem uma pesquisa em diferentes ambientes e anotassem o que viram escrito, o trabalho foi apresentado em cartazes onde relatava a escrita de diversos lugares como: açougue,supermercado,sacolão,salão de beleza e igreja evangélica.Com a apresentação dos trabalhos,eles descobriram que a escrita está contextualizada de acordo com o lugar e o assunto referente.Ingrid comentou sobre a atividade da oficina anterior,devido seu ingresso atrasado no curso.Trabalhou a fábula da formiga má e da formiga boa dando gancho para o avançando que aborda o assunto biografia.Fez duas atividades,uma como introdução para a outra,obteve bons resultados,só a indisciplina que permeou como dificuldade na realização do trabalho.
Após o lanche demos início às atividades da oficina que trazia como orientação o poema de Carlos Drummond “Cidadezinha Qualquer”. Fizemos dois grupos, onde cada um teria que elaborar questões de interpretação para séries diferentes 8 e 9 anos.Realizada a atividade cada grupo apresentou a exploração do poema de acordo com a série escolhida.Fizemos a avaliação de tudo que foi apresentado e concluímos que como agente no processo de letramento,temos a responsabilidade de proporcionar aos nossos alunos a condição de se tornarem indivíduos alfabetizados letrados.

“Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam, se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade”.

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