segunda-feira, 5 de outubro de 2009

OFICINA LIVRE I




DATA: 02/10/2009
LOCAL: CESEC
HORÁRIO: 18h30 à 21h30

Realizamos a oficina livre no dia 02/10/09 com uma breve apresentação do projeto a ser trabalhado pelas cursistas que decidiram executá-lo em grupo, pois algumas trabalham na mesma escola. Sendo assim, escolheram previamente o tema que deverá ser desenvolvido e aplicado nas aulas de Língua Portuguesa.

Fizemos uma reflexão discutindo sobre o que temos aprendido até agora (oficinas da TP3 à TP5)
Feito as análise,os professores perceberam que para classificar os textos,identificar o gênero,nossos alunos estão prontos,no entanto,encontram dificuldades em explicitar a função social do texto, de ler o que está implícito,em associar textos com outros.Diante disso, a melhor alternativa para trabalhar gêneros é envolver os alunos em situações concretas de uso da língua para que consigam,de forma criativa,escolher meios adequados aos fins que se deseja alcançar.

· Entendemos que as atividades de falar, ler e escrever representam dificuldades comuns apresentadas pela maioria dos alunos em diferentes situações de uso da linguagem. Lembramos ainda que o texto é sempre o elemento proponente das atividades de leitura e de produção de textos, análise e descrição da língua. Tais atividades incluem questões relacionadas ao contexto sócio-cultural da língua, o que estimula os alunos a refletirem sobre a realidade que os cerca.

· O trabalho com texto não é um trabalho desconhecido pelos professores de Língua Portuguesa. Eles trabalham com textos, mas o problema está na prática, na aplicação, no desenvolvimento das competências. O professor trabalha com texto de forma estanque e não de forma contínua.

· O resultado das provas sistêmicas tem mostrado que as principais dificuldades dos alunos são: relacionar textos, fazer inferências, associar o texto verbal ao não verbal, localizar a tese do texto, diferenciar opinião e fato, identificar intertextualidade etc.

Partindo desse pressuposto, os professores selecionaram gêneros textuais presentes em revistas e jornais: tirinha, classificado, charge, capa de revista, reportagem, resenha, crônicas etc. Elaboram questões direcionadas para alunos dos 6º e 9º anos. As questões tinham como descritores:
· Relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto;
· reconhecer referências ou remissões explícitas a outros textos;
· Relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos;
· inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra;
· avaliar a força argumentativa com a finalidade do texto ou em função do interlocutor;
· analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de recursos gráficos: diagramação, forma, tamanho, tipo de letras e disposição espacial, etc.;
· relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto;
· relacionar informações oferecidas por figura, foto, gráfico ou tabela com as constantes no corpo de um texto etc.