sábado, 12 de setembro de 2009

OFICINA 8 TP 4 UNIDADES 15 e 16

No dia 15 de agosto de 2009, realizamos a oficina 8 da TP4 com suas respectivas unidades 15 e 16 que abordam os seguintes tópicos:unidade 15 – seção 1 –Por que e para que perguntar. – seção 2 - Como chegar à estrutura do texto? –seção 3 - Quando queremos aprender. E na unidade 16 – seção 1 –A produção textual-crenças, teorias e fazeres. – seção 2-O ensino da escrita como prática comunicativa. –seção 3-A escrita e seu desenvolvimento comunicativo.
Inicialmente lemos um texto de Paulo Freire que tem como título: A canoa, logo depois da leitura tercemos alguns comentários sobre a mensagem que fala a respeito dos vários saberes que encontramos em nossa vida profissional e que cada um tem seu valor de acordo com as circunstâncias apresentadas, assim também é o nosso aluno que desperta para a aprendizagem em seu tempo de acordo o que lhe é apresentado e que com tudo que vamos acrescentando em sua bagagem,em determinado momento pode ser apresentado com o despertar das necessidades que ele enfrenta como cidadão crítico e participativo neste mundo competitivo.Para melhor abordagem do assunto das unidades estudadas apresentamos os seguintes questionamentos:.Para formar leitores devemos ter paixão pela leitura?.Será que o seu aluno associa leitura à escola ou ao ambiente familiar?.A atividade de decifração que fazemos em sala de aula é de fato leitura?.Será que a maioria dos nossos alunos extrai sentido do que lê?.A nossa concepção de ensino da Língua Portuguesa nos leva a formar alunos leitores?Em seguida ouvimos o relato de duas cursistas sobre a tarefa de casa que é o avançando na prática. Uma delas aplicou o avançando que trata da escrita do cotidiano, de início a professora pediu aos alunos que trocassem idéias a respeito de seu cotidiano –o que faz no dia-a-dia e que relatassem por escrito para ser apresentado para a sala,explicou sobre o objetivo daquela atividade que quando vamos escrever temos que saber para quem e o que queremos informar;todos tiveram uma participação ativa e o resultado foi satisfatório,pois a movimentação e o entusiasmo tomou conta de toda sala que eles queriam ficar fazendo a atividade em outros horários de outros professores e como isso a professora resolveu aplicar essa atividade em outras séries adequando ao nível de cada turma.A cursista Janine; que trabalha em zona rural resolveu fazer um passeio ao redor de uma fazenda próxima para que eles identificassem quais os animais que tinham ali e explorassem bastante o ambiente para trabalhar sobre cartão postal.Ela relatou que todas essas atividades despertam mais criatividade e interesse nos alunos,devido ser uma aula bastante interessante e fora daquilo que tem costume de apresentar.Também atingiu com sucesso o objetivo proposto.
No segundo momento, fizemos a oficina, que apresenta um desenho com um anúncio de uma fundação estadunidense que trabalha com crianças que vivem em bairros de periferia, realizamos todas as etapas da proposta e cada grupo elaborou as atividades.
Finalmente avaliamos nossa prática na avaliação do processo de leitura e escrita que temos realizado com nossos alunos, percebemos que gradativamente estamos atingindo um resultado satisfatório, pois a participação é conjunta e positiva.