segunda-feira, 3 de maio de 2010

Oficina 3 - Análise Linguística e Análise Literária - Data:27/03/10

Ao aproximar da etapa final do GESTAR, cresce em nós o sentimento de plena realização. Foram diversas as conquistas, barreiras, soluções e descobertas vivenciadas que ficarão para sempre em nossas memórias. O planejamento de cada oficina, suas dificuldades de realização e o orgulho de assistir às apresentações das cursistas, posso dizer que: valeu a pena!A troca de experiências foi espetacular.
Começamos a oficina com um slide apresentando: o conceito e diferença das gramáticas internalizada, reflexiva e normativa, ressaltando a importância de distinção entre elas, para que o profissional possa trabalhar com autonomia em cada uma delas.
Cada cursista falou de como se dá o processo ensino aprendizagem da gramática em suas turmas e uma delas fez uma importante colocação sobre o ensino da gramática normativa: ”Há pessoas que veem a gramática como algo ultrapassado, desgastado, mas como ensinar os mecanismos da fala e da escrita formal sem utilizar as regras da mesma?” Compreendemos a necessidade que os nossos alunos apresentam no processo de aprendizagem, para construir sua própria reflexão a respeito dos diversos usos da língua e as diferentes situações de comunicação, que deve ter apoio na gramática interna. Por isso devemos levar o aluno a entender que ele já faz uso da gramática, desde sua aprendizagem na construção dos seus primeiros enunciados. Então iniciamos uma reflexão com os seguintes questionamentos:.Gramática:é ou não é para ensinar?Não como mera repetição da doutrina tradicional; não como decoreba de nomenclatura, mas como gramática reflexiva contextualizada com a vida.
Prosseguimos com o relato dos avançando, onde uma das cursistas lançou mão da atividade da página 51 da TP2 para trabalhar com uma atividade oral,por falta de material para sua realização,ela usando sua criatividade produziu o seguinte texto com uma situação do momento vivida em sala de aula:
Prova de Português!
É agora!
Agora?
Agora.
Corre!!
Você vai perder
Eu? Perder?
É.
Não!
Precisa tirar 10
O quê?
É... E agora?
Estudou?
Claro!!
É dez!
Foi uma aula participativa e muito interessante.
Depois realizamos a atividade da oficina que se encontra na página 152,que traz a seguinte produção: