terça-feira, 15 de setembro de 2009

OFICINA 9 TP5 - UNIDADES 17 e 18

No encontro do dia 12/09/09 realizamos a oficina 9 que consta na TP5.Começamos com o desabafo de algumas cursistas sobre as dificuldades encontradas na realização das atividades das TPs.Relataram que a direção juntamente com os especialistas (supervisores),não dispõem material para trabalhar os avançandos e ainda impõem cobranças para a execução dos projetos elaborados pela própria escola,fazendo com que o GESTAR II fique em segundo plano ou nem seja realizado.Mesmo com todas essas dificuldades elas têm alcançado um resultado bastante satisfatório na aprendizagem e interesse de seus alunos.

Com o relato da tarefa de casa, a cursista Juliana realizou o avançando da unidade 18 – página 82 que traz a montagem de um quebra - cabeça como atividade, explorou o assunto com perguntas relacionadas e lançou o desafio para a sala de montar um quebra-cabeça que havia levado, mas ela não se atentou para o grau de dificuldade que iria encontrar, porque os alunos não conseguiram realizar a atividade e buscaram ajuda em toda a escola com a participação dos funcionários, e mesmo assim não tiveram êxito na montagem, então decidiu que realizaria em outro momento com uma atividade ao nível de seus alunos. Aproveitando a dificuldade encontrada, explicou que num texto acontece a mesma coisa, que uma palavra colocada em um lugar indevido, muda toda a estrutura e sentido do texto. Já Goreth, aplicou dois avanaçado –páginas 50 e 51 da unidade 17 – estilística.Introduziu o assunto falando sobre o estilo na arte,arquitetura,música,literatura,etc.,deu exemplos de textos produzidos pelos próprios alunos com seus traços individuais,leu o texto – Cada um é cada um para incentivá-los,seguindo com a orientação sobre o que é narrar e o que narrar.Com tema livre, a participação foi total e o resultado positivo.Na atividade da unidade 18 – página 105 – coerência,ela explicou sobre o que é coerência e coesão dando um exercício de história em quadrinhos, onde os alunos tiveram que criar os balões e as falas de acordo com as imagens apresentadas.Encerrando,.comentou que tem superado todas as dificuldades com um resultado expressivo dos alunos,pois eles sempre produzem dentro do que é proposto,as atividades realizadas.

Para finalizar nosso encontro, introduzimos orientações relacionadas ao projeto, que é outra atividade proposta do GESTAR. Passo a passo na elaboração com uma metodologia simples e completa para o entendimento das cursistas.

Atividade realizada por um grupo de cursistas – página 254

FURNAS. UMA EMPRESA CADA VEZ MAIS BRASILEIRA.
.O colorido em destaque na imagem revela as cores que representam o nosso país como uma forma de nacionalismo.
.Vale frisar que a imagem que está em destaque (natureza) remeti à natureza, mostrando que a energia que recebemos vem do meio ambiente, ou seja, as imagens nos quadros pequenos estão diretamente ligadas à imagem maior,como se dela dependessem
.O texto publicitário analisado é um exemplo claro de que linguagem verbal e não-verbal se associam formando um todo significativo.
.As letras em caixa alta –VERDE,AMARELO,AZUL e BRANCO nos levam de imediato a visualizar a bandeira do Brasil.
.As imagens não se posicionam aleatoriamente, elas foram usadas para mostrar que a energia vinda do meio ambiente gera riqueza e cidadania.