terça-feira, 11 de maio de 2010

OFICINA AVALIATIVA II DATA:24/04/10

Dia 24 de abril foi a data escolhida pelos formadores de Língua Portuguesa e Matemática da cidade de Teófilo Otoni, para a realização de a oficina avaliativa na SER, com a presença dos cursistas e de nossa capacitadora Irislene, onde fizemos desse encontro um momento bastante descontraído. Começamos com a apresentação de uma mensagem transmitida por Íris, juntamente com palavras de agradecimento e de dever cumprido, porque em desabafo, relatou que tinha medo de que o curso fosse interrompido, devido à grande desistência em cada encontro, mas congratulou aos que permaneceram com belas palavras de incentivo, dizendo que ficaram aqueles que realmente são fortes e almejam uma mudança na educação. Tivemos também uma dinâmica feita pela formadora de Matemática Jamara, que com o desenho das nossas mãos, registraríamos o que esperávamos do GESTAR e o que conquistamos com o GESTAR, momento para grande discussão e desabafo de todos, que manifestaram seus sentimentos durante todo o transcorrer do curso. Em seguida, Fabrício apresentou um slide com todos os encontros realizados por eles (formadores de matemática), e os projetos dos seus cursistas. Dando sequência, passamos para as apresentações de Rose, Rigléia e Bethânia, que em grande estilo, apresentou as imagens de nossas oficinas, registros das práticas em salas de aulas de nossas cursistas e a culminância de cada projeto por elas executado. Enfim, a interação dos dois grupos foi bastante apreciada por todos, concluindo com Irislene que distribuiu uma ficha de avaliação para as cursistas diagnosticarem sobre a aplicação de o curso GESTAR II em nossa cidade.

Relatório da Oficina 4 - TP2 - Segunda Parte

Com a realização da oficina 4 referente a TP2(última oficina para estudo),concluímos o estudo dos assuntos abordados nas teorias e práticas de cada caderno.Apresentamos sempre nossa satisfação e sucesso ao longo de cada oficina realizada,porque o GESTAR para nós será apenas o começo de uma longa caminhada, que a cada dia nos fará buscar recursos para atingirmos nosso objetivo que é uma educação de qualidade. Estamos finalizando as nossas atividades, mas o nosso crescimento e aprendizado jamais terão fim.
Nosso encontro começou com a seguinte pergunta: O que é Literatura?Diante das definições apresentadas pelas cursistas, partimos para uma breve leitura de algumas definições como: Literatura é:- Objeto de fruição estética; - Modo de expressar as emoções; - Texto que possui estrutura elaborada; - Texto que possui linguagem conotativa. Daí concluímos que para nossos alunos, trabalhar textos utilitários é mais objetivo e de leitura fácil e, não textos literários, pois requer um conhecimento de mundo maior para fazer as inferências e construir sentido aos textos a eles apresentados. Abordamos também sobre a importância que a arte tem em nossa vida, de como ela se apresenta num mundo marcado pela concorrência e pela luta constante no mercado de trabalho, onde a necessidade de informações torna-se vital. Em nossa cultura, que papel cabe à arte e, mais especialmente, à literatura, a arte da palavra?Mostrar para o aluno que o papel e as características da linguagem da arte trazem melhor entendimento a um elemento constante na obra literária: a linguagem figurada.
Passamos para os relatos das atividades em sala de aula. A cursista Edna aplicou o avançando da página 128 que trabalha figuras de linguagem, explicou sobre a diferença entre onomatopéia e interjeição, dando aos alunos a oportunidade de explorarem suas criatividades no sentido de ilustrar com desenhos para exposição num painel. Também outra cursista trabalhou um texto que se encontra na página 51 da Tp em estudo, mostrando para os alunos as diferentes entoações. Então seguimos com a realização da oficina 4 que traz como atividade a elaboração de um cartão ou bilhete ,dirigido ao patrão,comentando sua atitude.Abaixo está a produção de um bilhete bastante irônico feito pelas cursistas.
Chefinho,
Você é o melhor chefe do mundo, graças a seu reconhecimento pelo trabalho que executo, eu tenho casa própria, um plano de saúde maravilhoso, lazer e para completar tive de perder minha mulher para você.