terça-feira, 22 de dezembro de 2009

OFICINA AVALIATIVA I - DATA: 21/11/09

Com a data do encontro para a etapa final do GESTAR II se aproximando, fizemos um balanço avaliativo da aplicação das atividades dos projetos e das Tps estudadas com os relatos das dificuldades encontradas e as possíveis soluções que utilizaremos para saná-las em longo prazo. Concluído o estudo das unidades sugeridas e suas respectivas atividades, detectamos algumas dificuldades, mas o grande problema que desencadeia uma série de outras, está na falta de leitura. Nossos alunos não gostam e não têm o hábito de ler, muitas vezes também porque o professor que está à frente não gosta de ler, e não desperta neles o interesse pela leitura, mostrando a importância de ser leitor no mundo competitivo em que estamos inseridos. Mas, conscientes da dificuldade encontrada, sugerimos algumas soluções que se bem trabalhadas podem trazer resultados bastante significativos, que gradativamente influenciará positivamente no processo de leitura e escrita dos nossos alunos.
Sugerimos a criação de um ambiente de leitura com textos e livros bem interessantes de acordo com as suas preferências. Ex. descobrir qual gênero textual prende mais a atenção dos alunos; trabalhar o Projeto Soletrando, conciliando com o estudo (significação) das palavras de maior dificuldade; desenvolver a interdisciplinaridade na leitura de um livro, explorando cada assunto de acordo com a disciplina; Montar envelopes de linguagens com a coleta de vários gêneros textuais feita pelos alunos, explicando tudo sobre cada um; Fazer uso do dicionário sempre que possível na leitura de textos que apresentem necessidade de uma significação das palavras existentes; apresentar textos dos colegas na íntegra para que eles possam observar os erros contidos com sua correção; incentivar o aluno a fazer inferências, observando o texto num todo, explorando seu conhecimento de mundo e valorizando as perguntas feitas pertinentes ao assunto em pauta.

OFICINA LIVRE III - DATA: 07/11/09

Depois de pronta a estrutura dos projetos para iniciarmos sua aplicação, colocamos alguns aspectos em discussão para possíveis ajustes, onde cada cursista apresentou suas atividades diversificadas e diferenciadas.
A unanimidade da escolha do título foi devido ao estudo de uma das TPs, que tem como assunto a classificação dos gêneros e tipos textuais que encontramos no universo de leitura existente. Feita a apreciação do projeto, usamos como critério para a escolha das atividades o incentivo maior: o aluno, que através das suas realidades e preferências, escolhemos textos, exercícios e atividades para trabalhar com o objetivo de atingir um grau de satisfação e aprendizagem no processo de letramento.
Com toda programação a ser cumprida, chegamos à conclusão que se trabalharmos dentro do que foi proposto, o nosso sucesso será positivo, pois com os resultados apresentados nos relatos referentes aos “avançando na prática”, nossos alunos demonstraram grande interesse e entusiasmo para a realização de cada atividade trabalhada.
Notamos que a cada aula o progresso vai se processando naturalmente, porque com os depoimentos orais sobre como as aulas de Língua Portuguesa vem sendo interessantes, é notável a alegria que sentem de estarem participando de um projeto que ajudará no sucesso em seu processo de aprendizagem de leitura e escrita.