terça-feira, 23 de junho de 2009

Poema Acordo Ortográfico

REFORMA (ORTOGRÁFICA) POÉTICA2009 é o ano da Reforma Ortográfica
Em casos como AUTOESTIMA, o hífen cai.A sua é que não pode cair.
Em algumas palavras,o acento desaparece,como em FEIURA.
Aliás, poderia desaparecer a palavra toda.
O acento também cai em IDEIA,só que dela a gente precisa.E muito.
O TREMA sumiu em todas as palavras,como em INCONSEQUÊNCIA,que também poderia sumir do mapa.
Assim, a gente ia viver com mais TRANQUILIDADE.
Mas nem tudo vai mudar.ABRAÇO continua igual.E quanto mais apertado, melhor.
AMIZADE ainda é com "z",como vizinho, futebolzinho, barzinho.
Expressões como "EU TE AMO" continuam precisando de ponto.
Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "x",como ABACAXI, que, gostando ou não,a gente vai ter alguns para descascar.
SOLITÁRIO ainda tem acento,como SOLIDÁRIO,que só muda uma letra, mas faz uma enorme diferença.
CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA,que precisa tocar a vida pra frente.
E por falar em VIDA,bom, essa muda o tempo todo,e é por isso que emociona tanto.
Postado por Rigléia

GESTAR II-2 Encontro -Oficina 5



OFICINA 5 - GESTAR II

No dia 13/06/2009 aconteceu a primeira oficina da TP3 referente às unidades 9 e 10.
Nosso segundo encontro e a realização da oficina 5.Começamos com uma mensagem de boas vindas e incentivo para a realização da unidade em estudo.Depois foram apresentados todos os relatórios do avançando na prática,expondo as dificuldades,soluções,pontos positivos e avaliação da atividade escolhida e aplicada em sala de aula;seguindo com o relato das experiências sobre o que vivenciaram.Analisamos as propostas da oficina 5,onde apresentavam dois textos para a criação de atividades de interpretação e produção de textos,visando a análise,caracterização e classificação dos gêneros textuais que esses exemplos realizam.Fizemos duplas para a elaboração das atividades e todos participaram com grande entusiasmo e criatividade,usando de todos os recursos que lhes foram possíveis.Foi um momento de concentração e envolvimento de todos,pois os grupos estavam bem integrados para fazer o melhor.Para ajudá-los na elaboração das atividades apresentamos em slides os pontos importantes que deviam ser observados em cada texto.
São eles:

Pontos Importantes - Texto 1
.Sobressaem-se palavras que indicam ação;
.Características da norração:situação inicial,fatos,clímax e desfecho;
.Retextualização;
.Objetivos da retextualização feita pelo autor/a intenção;
.Quais os efeitos da retextualização.

Pontos Importantes - Texto 2
.Uso de aparelho de som(trabalhar a melodia de circulação);
.A linguagem musical e poesia:semelhanças e diferenças;
.Contexto histórico da composição da música(III festival da música popular brasileira - TV Record(1967) -contracultura na música;
.Retextualização.

Diante do que foi apresentado,passaram então a confeccionar as atividades propostas.Foi tudo muito bem elaborado e apresentado em plenária.
Após essa apresentação, fizemos avaliação dos pontos positivos e negativos dos trabalhos apresentados para melhor aprimoramento na elaboração das próximas oficinas.
Postado pela formadora Rigléia Vilas Boas