terça-feira, 29 de setembro de 2009

OFICINA 10 - ESTILO,COERÊNCIA E COESÃO TP5

Data: 19/09/09
Local: E.E. Nossa Senhora de Fátima
Horário: 08 às 12 h

Começamos com o relato das cursistas sobre a aplicação das atividades em sala de aula (os avançandos), cada uma expôs seus erros e acertos diante de cada dificuldade encontrada. Analisando erros, buscamos meios para aperfeiçoar nossa metodologia e sanar de modo bem significativo uma aprendizagem eficaz, mostrando que nós como leitores e produtores de textos temos que ter cuidado e respeito às nossas idéias e às dos outros, tornando assim uma boa convivência com nossos interlocutores.
Prosseguimos com a apresentação dos trabalhos de alguns alunos, em que a cursista aplicou. A atividade é da página 162 onde propõe uma produção de texto com as seguintes perguntas como roteiro:
.O que aconteceu?
.Onde aconteceu?
.Quando aconteceu?
.Quem foram os envolvidos?
.Qual foi o desfecho da história?
Foi um momento de participação ativa dos alunos, pois alguns falaram sobre as aulas que estão mais interessantes e sentem vontade de participar das atividades apresentadas com entusiasmo .Logo após a leitura dos textos pelos alunos, a professora explicou sobre coerência e coesão detalhando cada assunto com sua devida importância na construção da tessitura textual.Já em outro relato,a cursista falou sobre a atividade da página 196,que traz como exercício a organização de uma fragmentação de um texto,colocando em uma sequência as idéias,construindo um sentido lógico.Com a leitura da atividade a professora explicou sobre o assunto estudado na unidade da TP5,enfatizando que há mais de uma possibilidade de organizar as informações como um texto dentro de um critério lógico.
Na realização da proposta para a oficina, fizemos um anúncio de um produto relacionado a cosméticos, usando coesão e inter-relacionando texto verbal e visual na criação do anúncio.
Feito a plenária, a seguinte atividade foi apresentada:

Durante muito tempo te fiz quente, macio e feliz...
Mas você me trocou pelo primeiro que apareceu. Agora sou eu que não te quero mais.
Sua chapinha pode estar deprimida, mas os seus cabelos nunca mais serão os mesmos...
Chegou agora o novo defrisante Maisliso, com ele, seus cabelos farão o maior sucesso.

M A I S L I S O

Finalizando nosso encontro, continuamos a discutir sobre a elaboração dos projetos,que será assunto para a próxima oficina livre.