segunda-feira, 6 de julho de 2009

TIPOS TEXTUAIS E A INTE-RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

Data: 27/06/2009
Horário: 08 às 12h
Local: E.E. Nossa Senhora de Fátima

A oficina 6 da TP3(unidades 11 e 12),teve início com a mensagem “as cinco bolas”,que levou o grupo a um momento de reflexão e impulso para o assunto apresentado.Os cursistas expressaram interesse e a participação foi significante com progresso na realização das atividades na unidade em estudo.Com o texto de Jô Soares intitulado Composição:O Salário Mínimo,um grupo defendeu como um exercício de redação escola e o outro que o texto era uma atividade de produção de texto.Discutiram o assunto com entusiasmo e objetividade,realizando as atividades onde argumentavam sobre o assunto.Levantaram respostas que serviriam para discussão e3 debate sobre gêneros e tipos textuais apresentados no texto.Após análise dos pontos diversos fizemos a plenária com a apresentação em que cada grupo apontou questões que defendiam seus argumentos.
O grupo que analisou o texto como redação escolar enumerou os seguintes argumentos: o desenho da folha de uma caderneta e o lápis são indicadores de uma redação escolar; a proposta é fazer uma composição; vocabulário infantil; a repetição de palavras e expressões; o interlocutor é a professora; delimitação do tema-salário mínimo; não houve leitura prévia de textos sobre o assunto para os alunos; a professora não determinou o suporte e nem o interlocutor; a preocupação da professora em fazer correções na escrita do texto; predomina a narração. O segundo grupo analisou o texto como produção de texto e argumentou: o suporte é a Revista Veja; o interlocutor da Veja – são pessoas bem informadas; a seção é artigo de opinião; tem conhecimento quando fala do assunto – constituição; sequência lógica e crítica de conhecimento; o tema não é trabalhado na faixa etária – alunos dos 6 ano;predomina a dissertação argumentativa.
Após o lanche, aconteceu a leitura do avançando na prática, com o relato das dificuldades, pontos positivos e negativos, avaliação e solução para uma eficaz aprendizagem do exercício aplicado. Sugestões foram apresentadas para melhor realização das atividades com sucesso.
Enceramos com a apresentação da TP4 e suas unidades para estudo (leitura, estudo, realização dos exercícios referentes às duas unidades e a escolha e aplicação de um avançando na prática em sala de aula, acompanhado de relatório).Avaliamos esse momento como de grande avanço e produtividade, e que a cada unidade estudada processa a evolução de novas e brilhantes idéias na elaboração das próximas oficinas