sábado, 27 de março de 2010

OFICINA 2 - LINGUAGEM E CULTURA - DATA:20/03/10

Começamos nosso encontro com o vídeo do matuto que assiste a um filme internacional, e quando volta para sua cidade conta toda a história do início ao fim, usando a linguagem e o sotaque da região onde mora. Descontraímos com a apresentação do vídeo e tecemos alguns comentários destacando marcas de intertextualidade que nos ajudou no assunto das unidades em estudo-TP1.
Como primeira parte da oficina fizemos alguns questionamentos sobre o assunto das unidades 3 e 4,levando sempre a uma discussão sobre as razões do estudo prioritário de textos no ensino aprendizagem.Ouvimos as definições dos professores cursistas sobre:O que é texto?Acrescentando as demais perguntas para uma reflexão sobre a concepção que temos como professores de Língua Portuguesa no ensino de textos em nossas aulas. Você explora textos diversos?Que critério usa na escolha dos textos?Que tipo de texto você prefere e qual você rejeita?Por quê?
Dando respostas a todas essas perguntas, salientamos que devemos tornar as nossas aulas mais agradáveis e produtivas, com textos que realmente agucem a vontade do aluno de interagir com o assunto, levando em conta a sua maturidade, conhecimento de mundo, nível da sala, conhecimento prévio que tem sobre o assunto que o texto traz e conseqüentemente fazendo-o entender que todas as nossas interações se processam por meio de texto. Logo a seguir falamos sobre o pacto de leitura. O aluno precisa perceber que o contexto em que produz determinado texto tem relação com o interlocutor, o momento vivido permitindo assim, uma melhor compreensão. Abordamos também sobre a intertextualidade-diálogo entre textos-e sua relação em nossa vida cotidiana como nas músicas, textos publicitários,filmes e tirinhas.
Após o intervalo para o lanche, reiniciamos com os avançandos, momento que considero bastante oportuno, pois analisamos e discutimos sobre as dificuldades encontradas e as possíveis soluções junto com a troca de experiências. Em seu relato, a professora Edna comentou sobre a aplicação da atividade da página 102, pedindo aos alunos que transformassem o texto em uma notícia de jornal, uma carta para a diretora ou um aviso (trabalho em grupo), a dificuldade encontrada foi presença de oralidade na escrita, e mesmo assim o resultado foi surpreendente, fizeram a reescrita. Já Goreth em sua atividade com o texto: Retrato de Velho da página 14, mostrou como podemos adaptar a língua de acordo com o contexto histórico, aproveitou e falou sobre neologismo, o ponto de vista da cultura, o valor do “velho” é diferente dos tempos de hoje, questão de família (valores respeitados e ensinados) e concluímos essa parte com Antônia, que trabalhou a atividade sobre o dicionário dos jovens, página 23, mostrando a importância de sua linguagem (gíria), os alunos mostraram muito interesse na realização dessa atividade, pois se trata de um assunto da linguagem do mundo deles.
Após os relatos, os professores realizaram a atividade prática, produção de um plano de aula, tendo como base a fábula “A Língua” e em seguida fizeram a exposição oral com idéias ricas e criativas que são:.Atividade escrita - trabalhar a intertextualidade com trechos bíblicos(provérbios);trabalhar o duplo sentido da palavra língua(denotação e conotação);fazer paráfrase;trabalhar a moral da história com vários provérbios;.Atividade de leitura – atividade com texto fatiado;dramatização.

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