quinta-feira, 4 de março de 2010

OFICINA LIVRE IV E AUTOAVALIAÇÃO -DATA:19/12/09

Aproveitamos a abordagem que o filme “Narradores de Javé” faz sobre o assunto da TP6 que é leitura e processos de escrita, para discutirmos sobre o mesmo que será pauta da primeira oficina do ano de 2010, onde ressalta todo tema. Fizemos alguns questionamentos sobre como trabalhamos a escrita com nossos alunos e observamos que alguns professores não trabalham de forma sistemática e não dão retorno imediato para o aluno sobre o que escreveu, causando desinteresse, pois não se lembram mais o que escreveram. Outro aspecto apresentando é que os professores priorizam mais aspectos gramaticais ou somente interpretação de texto, já que a produção, correção e revisão demandam um tempo maior e o trabalho também fica prolongado. Então concluímos que devido à forma de como a leitura e a escrita são ensinadas faz com que o aluno se desmotive por tais processos.
Em seguida, assistimos ao filme e fizemos breves comentários sobre o mesmo com algumas inferências: há diferença entre o fato acontecido e o fato escrito; o ponto de vista de cada personagem; o estilo (tudo que é recontado, sempre muda, não traz os fatos na íntegra); a religiosidade do povo daquele lugar; a valorização do personagem por saber escrever e ler tem status; os dialetos. Foram questões analisadas e elaboradas que servirão para análise do filme juntamente com os alunos futuramente.
Prosseguimos com algumas observações feitas pelas cursistas de que estamos aprendendo muito com a educação continuada e que pretendemos repassar o material e tudo que adquirimos ao longo do curso para os professores que não participaram do programa, assim toda escola poderá trabalhar de forma mais unificada e obter melhores resultados nas avaliações externas.
Finalizando, concluímos que nossa prática de ensino estava mesmo necessitando de um programa que nos orientasse melhor de como repassar nossos conhecimentos para o aluno de forma prazerosa, e o GESTAR está respondendo de maneira prática aos nossos anseios, onde as aulas são ministradas com mais prazer e conhecimento, pois o aluno e professor interagem de forma eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário