quinta-feira, 4 de março de 2010

OFICINA 11 TP6:LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II - UNIDADES 21 e 22 - DATA:06/02/10

Iniciamos a oficina 11 com o estudo das unidades 21 e 22, que abordam o tipo dissertativo-argumentativo. Cada cursista expôs para o grupo sua maneira de trabalhar os tipos apresentados. Primeiro, começam pela teoria e depois vão para a prática (a produção de textos). Relataram que encontram dificuldades em ensinar para o aluno o tipo dissertativo-argumentativo porque eles não sabem argumentar, e que para sanar tais dificuldades trabalham com revistas (carta ao leitor), jornais e outros recursos. Mostram ao aluno os tipos de argumentação, despertando neles o conhecimento de mundo, desenvolvendo suas idéias para a escrita dentro do nível que apresentam e como podem está abordando tais assuntos. Apresentando com exemplos as argumentações existentes: argumentação de dar um exemplo; argumentação de autoridade (recorre a fontes de informações renomadas como: autores, livros, revistas); argumentação por raciocínio lógico (como diz o nome, são argumentos que resultam de relações lógicas-causa/conseqüência).
Seguindo o curso, as professoras analisaram um texto da página 47 e observaram que dessa forma podemos trabalhar com os nossos alunos usando a mesma estratégia na introdução da atividade com um texto argumentativo. Abordamos sobre alguns pontos que devemos seguir: a importância do planejamento do professor e do aluno no processo de escrita e das estratégias; a importância da revisão coletiva e individual dos textos. Daí apresentamos um quadro de vários conectores, o campo semântico em que estão inseridos e como usá-los.
Para finalizar, as cursistas desenvolveram a atividade da página 219 e 220, com uma produção muito interessante. Foi mais uma atividade satisfatória e que nos trouxe um conhecimento maior e o desejo de cada vez mais buscarmos melhoria em nossa prática em sala de aula.

ATIVIDADE DA OFICINA 11 REALIZADA PELAS CURSISTAS:
Maria Antônia – Janine – Risane

Fechamento do texto: Espírito Carnavalesco
_Sozinho eu não vou, já que se sente tão incomodada, por que não se levanta e vai?
Após tanta discussão, os dois resolvem ir ao local. O barulho de fato era ensurdecedor, mas ao mesmo tempo contagiante. O homem que até então se mostrava cansado e irritado percebeu que a esposa de deixou envolver com a euforia dos foliões.
Sem entender a mudança de comportamento repentina, também se deixa levar pelos ritmos dançantes. Ai dele se não entrasse na folia, provavelmente não teria mais lugar em seu “ninho de amor”.

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