terça-feira, 9 de março de 2010

OFICINA 12 - UNIDADES 23 e 24 - DATA:27/02/10

A oficina 12 realizada no dia 27/02/10, teve como início uma discussão em cima do texto apresentado na unidade 23 da TP6, que se intitula como “Ampliando nossas referências”, após a leitura do mesmo, fizemos alguns questionamentos dentro do assunto abordado. Colocamos alguns aspectos que servirão como base no processo da prática de revisão e reescrita textual:- apresentar atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual; - identificar parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa de revisão; - identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição; - produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos; - desenvolver práticas de leitura eficientes para o trabalho com o letramento literário.
Em sequência falamos sobre a importância da literatura, colocando várias queixas apresentadas pelos professores, que dizem sentir frustrados com o desinteresse e descaso do aluno em relação à disciplina, uma vez que, a própria literatura vem apresentar a parte rica e sentimental, onde desperta emoções e mesmo assim eles ainda questionam o porquê de estudarem tal matéria. Com isso sabemos que eles não gostam e nem sentem vontade de ler, uma vez que a motivação deveria começar em casa e ser aperfeiçoada na escola, mas eles associam leitura com a escola e acham tudo isso uma “chatice” um “castigo”. Também sabemos que às vezes o professor não se mostra atraído pela leitura porque não gosta de ler, e só consegue ensinar a ler quem verdadeiramente tem prazer em ler.
Já com o relato de uma das cursistas sobre o “avançando” da página 190 onde aborda a importância da leitura, ficou constatado que temos muito trabalho pela frente em apresentarmos aos nossos alunos condições para que a leitura seja de fato prazerosa e válida, dando a eles alguns direitos como: o de poder escolher o que quer ler, de reler e de ler em qualquer lugar, para que possam valorizar a leitura.
Por fim, fizemos a atividade que se encontra na página 222, onde listamos algumas obras e autores: ”Jogo Duro” de Lia Zatz; “A Força da Vida” de Giselda Laporta Nicolelis; “Quando Meu Pai Perdeu o Emprego” de Wagner Costa; “A Árvore Que Dava Dinheiro” de Domingos Pellegrini e “Capão Pecado” de Ferrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário